- Área: 220 m²
- Ano: 2011
-
Fotografias:Ivo Tavares Studio
Descrição enviada pela equipe de projeto. Olhamos para esta renovação como o projeto de um novo lar. As condições são semelhantes: os limites da intervenção são definidas pelas paredes exteriores e pelos planos do telhado inclinado, os acessos são definidos pelas duas escadas existente, as orientações de sol são trazidas para o interior pelas aberturas existentes das janelas .
A exposição solar foi determinante na distribuição do programa: a localização da sala de estar foi resolvida no final do volume, obtendo vantagem das janelas existentes nas três paredes, uma virada para o leste, duas na maior parede virada ao sul e outra para o oeste, e também apropria-se de toda a altura para a intersecção dos planos inclinados do teto atravessado pelas vigas de madeira de apoio. A altura máxima do volume é anunciada no topo da escadaria principal, onde as telhas se desmaterializam, a fim de dar a luz a partir do zênite para a entrada e acesso do sótão. No sótão há um quarto e um banheiro para convidados, uma sala polivalente e uma varanda sobre a sala de estar, tocando as vigas de madeira.
No nível mais baixo um volume curvo organiza em torno de si todos os compartimentos, dividindo as circulações mais privadas desde as mais comuns da casa: a sala onde ele oferece uma estante, os quartos voltados para leste, a cozinha para oeste e cria um espaço de sobra para ser usado sem roteiro ou como uma sala de jantar. O volume curvo possui em seu interior o banheiro. O seu exterior é revestido por ripas de madeira pintadas de um lado com as funções nobres de indução e reflexão do movimento que cria e uma referência constante para quem vive nesta casa.